4ª Semana do Audiovisual Negro inicia sua programação no Recife
Entre 18 e 23 de março, festival que reúne filmes, atividades formativas e seminários sobre mercado, economia criativa e educação e também discute sobre a população negra e indígena no audiovisual inicia programação no Recife. Cinema do Porto, Cinema da UFPE e Museu da Abolição recebem o evento, que é inteiramente gratuito
Com mais de 70 obras selecionadas, distribuídas entre vídeos, curtas, médias e longas-metragens; quatro seminários, uma masterclass, duas oficinas e um painel de pesquisas academicas, a Semana do Audiovisual Negro chega à sua quarta edição em Pernambuco. Recife, Camaragibe e Afogados da Ingazeira sediam a programação e este ano Inaldete Pinheiro, Auxiliadora Martins e Marta Almeida são as homenageadas do evento.
Na capital pernambucana, a abertura do festival começa nesta segunda-feira (18) a partir das 17h no Museu da Abolição. Na ocasião acontecerá a exibição da série Pretas na História de Danielle Valentim, apresentações musicais, debates etc. Durante a semana, as exibições de filmes e os seminários acontecerão no Cinema da UFPE e no Cinema do Porto. A programação das sessões e detalhes da exposição de vídeo serão divulgadas na rede social do festival no Instagram. Na programação ainda acontece o painel de pesquisas, no dia 20, e a masterclass “Navegações Estéticas” com a cineasta baiana-sergipana Everlane Moraes no dia 23.
A programação em Camaragibe e em Afogados da Ingazeira acontece no mês de abril, entre os dias 04 e 10. No Cine Bianor e no Cine São José, respectivamente. “A gente está na reta final da produção, tudo a todo vapor e muitas coisas acontecendo, mas tudo sendo feito com muito carinho, com muito cuidado, para que os encontros que a SAN promove sejam repletos da potência. Que todo mundo que participa possa se sentir contemplado e acolhido, para que a gente possa ter discussões que frutifiquem e fortaleçam, sabe? Tanto a gente que está produzindo, como todo o público que passa pela SAN, possa se sentir energizado pelo que a gente está construindo”, comenta Bruna Tavares, produtora do festival.
As equipes da Semana do Audiovisual Negro são formadas majoritariamente por mulheres negras, assim como a direção e roteirização da maior parte dos filmes e atividades que serão exibidos. Essa é uma característica forte do evento desde sua primeira edição.
Primeiras vezes
A Semana do Audiovisual Negro é um festival independente que conta com o apoio de outras organizações audiovisuais do estado e com o incentivo do Fundo de Cultura de Pernambuco (Funcultura). O principal objetivo do projeto continua sendo contribuir na promoção de acesso da população negra ao Audiovisual, seja como realizadores ou como público.
Na sua quarta edição, a SAN realiza feitos até então inéditos para o projeto. É o caso da participação de profissionais audiovisuais de outros estados, seção de júri da Federação Pernambucana de Cineclubes, sessão de júri jovem, painel de pesquisas e longas-metragens convidadas.
SERVIÇO
IV Semana do Audiovisual Negro
Recife - 18 a 23 de março
Camaragibe - 4, 5 e 6 de abril
Afogados da Ingazeira - 8, 9 e 10 de abril
Programação
Exibições
Cinema da UFPE - 19 e 20 de março
Horário das sessões: 13h30 (curtas), 15h30 (curtas); 19h (longas).
Cinema do Porto - 21 e 22 de março
Horário das sessões: 13h30 (curtas), 15h30 (curtas); 19h (longas).
Cinema do Porto - 23 de março
Horário das sessões: 17h30 (curtas), 19h30 (longas).
Seminários
Eixo 01 - Educação e Audiovisual
Mesa 01 - Audiovisual nas universidades
Dia: 19/03 (terça-feira)
Horário: 17:00
Local: Centro de Convenções da UFPE
Mesa 02 - Germinar o olhar de crianças e adolescentes através do cinema
Dia: 20/03 (quarta-feira)
Horário: 17:00
Local: Centro de Convenções da UFPE
Eixo 02 - Economia Criativa do Audiovisual
Mesa 03 - Os desafios das políticas públicas para o audiovisual
Dia: 21/03
Horário: 17:00
Local: Cinema do Porto (Porto Digital)
Mesa 04 - Nossas narrativas dentro do mercado audiovisual
Dia: 22/03
Horário: 17:00
Local: Cinema do Porto (Porto Digital)
Atividades Formativas
PAINEL (Pesquisas Acadêmicas) com GEPAR
Dia 20 de março às 10h
No Centro de Educação - UFPE
PALESTRA (Masterclass) com Everlane de Moraes
Dia 23 de março às 10h
Local à confirmar
Comments